Alfabetização

O processo de letramento inicia-se ainda no Infantil I, quando as crianças reconhecem e identificam seus objetos e materiais pelo nome próprio grafado neles.

Este é o primeiro sentido que experimentam da escrita. A partir daí muitas são as relações que passam a estabelecer com outros objetos escritos, através de estímulos apropriados e da exploração contínua deste novo universo que se apresenta.

No decorrer do curso de Educação Infantil, a atenção estará voltada para criar um ambiente que valorize o saber individual e a aquisição de novos saberes, preservando o sentido de individualidade, sem perder de vista os objetivos que se pretende alcançar.

A avaliação da aprendizagem de cada aluno e dos grupos é contínua e serve de instrumento para a adequação de estímulos que visem a superação da fase em que se encontram, para níveis mais adiantados.

Durante todo o trabalho de letramento, os alunos terão desenvolvido também sua capacidade criadora e apreciarão leituras variadas e cheias de significado para sua faixa etária. Além do estudo de materiais variados como logomarcas, rótulos, outdoor, jogos, gibis, livros, revistas e jornais, são desenvolvidos projetos específicos e atividades relativas ao livro trabalhado semestralmente pelo grupo.

A leitura é valorizada e amplamente trabalhada através do projeto Lê pra mim. Este projeto, destinado aos alunos do Infantil que ainda não dominam a leitura, incentiva o hábito e o gosto pela leitura no âmbito familiar.