Competições Técnico-Científicas

Concurso Travessia

Desenvolvido e patrocinado pela FEI, o Concurso Travessia é uma competição entre escolas que tem como finalidade desenvolver nos alunos do Ensino Médio habilidades para o trabalho em equipe na construção de pontes de madeira utilizando exclusivamente palitos de sorvete, cola, barbante e clipes.

Organizados em equipes os alunos recorrem aos conhecimentos de física, matemática e pesquisas sobre a engenharia na construção de pontes para desenvolver um protótipo, em um período de 4 horas, que suporte uma carga móvel de 50 quilos ou mais.

Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR

A OBR é uma das olimpíadas apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

Olimpíada de Física

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.