Oxiuríase

O que é?

A oxiuríase é uma das parasitoses intestinais mais frequentes, e muito fácil de adquirir. É uma inflamação causada por um verme que se aloja no intestino grosso. Essa doença pode ser adquirida através dos alimentos, poeira da casa, objetos, animais, roupas contaminadas com os ovos oxiúros.

Os vermes adultos vivem no intestino. Os machos têm vida curta e morrem depois de fecundar as fêmeas, sendo logo eliminados. As fêmeas produzem grande quantidade de ovos e caminham pelo intestino humano chegando até o ânus do doente, onde soltam os ovos.

A pessoa portadora da oxiuríase sente uma coceira muito forte no ânus, provocada pela decida dos vermes pela abertura anal. Isso acontece principalmente à noite: a pessoa se coça mesmo dormindo, espalhando os ovos, que ficam nas roupas, lençóis e, principalmente, entre os dedos e debaixo das unhas. Essa pessoa se contamina, levando as mãos sujas à boca. Nas mulheres, os vermes podem invadir os órgãos genitais, produzindo irritação e inflamação, muitas vezes graves.

Como a pessoa contaminada se sente?

Exceto pelo prurido (coceira) anal e ocasionais episódios de diarréia, a maioria das pessoas não sente nada. Infestações intensas podem causar vômitos, diarreia frequentes, prurido anal constante, insônia, perda de peso, chegando à desnutrição.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser evidenciado pela visualização dos vermes nas fezes.

Como se prevenir?

A higiene de um modo sistemático, mãos, alimentos, animais, roupas, roupas de cama, brinquedos é eficaz na prevenção. O uso de água sanitária (diluição de 1/3) serve para maior eficácia na limpeza de objetos que não sejam atacados pelo cloro.

Fontes:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?317

http://vnonnie-avidaebela.blogspot.com/2009/05/oxiuriase-o-que-significa.html