Projetos de Cidadania

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública.

Cidadania é a relação de respeito com o meio em que a gente vive e com as pessoas que fazem parte dele. Cada pequena ação que realizamos transforma nossas vidas e as vidas de outras pessoas. Ser cidadão é também sair da toca e participar da vida em comunidade.

Você pode até achar que esse papo não tem nada a ver com seu dia-a-dia... mas tem sim!

Cada vez que você agir pensando não só em si mesmo, mas também no bem-estar de todos, estará exercendo a cidadania. Porque a cidadania não é só direitos e deveres, mas também a consciência de que devemos nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações. Assim, toda vez que você jogar o lixo no lixo, fechar a torneira para não desperdiçar água, respeitar quem é diferente de você, ajudar quem precisa, obedecer as regras de trânsito e praticar atos que protejam o meio ambiente, você estará contribuindo para um mundo melhor e fazendo parte desta coisa tão importante chamada cidadania.

Selo Escola Solidária

Em 2013 nossos projetos foram reconhecidos com o Selo Escola Voluntária - 10 anos por estarem comprometidos com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação social e cidadania. Este selo é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC, Consed, Undime, Unesco, OEI e Unicef.

Olimpíada Estudantil

No mês de agosto acontece a Olimpíada Estudantil, unindo toda a comunidade em prol da arrecadação de doações que são encaminhadas às comunidades e entidades atendidas por este projeto.

A Olimpíada Estudantil é um evento que acontece anualmente em nossa escola, reunindo todas as turmas de alunos, seus familiares e professores numa grande competição, onde cidadania é a palavra chave.

A Olimpíada Estudantil tem como finalidade desenvolver nos alunos o espírito crítico diante das questões sócio-ambientais, resgatando os valores humanos de solidariedade e responsabilidade que possibilitam uma vida mais digna, justa e sustentável a todos.

Durante a Olimpíada Estudantil são realizadas provas culturais, esportivas e arrecadações de gêneros diversos para serem doados a instituições filantrópicas.

Votação do Prêmio das Crianças do Mundo.

Neste projeto patrocinado pela Unicef, os alunos realizam estudos sobre os esforços mundiais em prol da proteção e amparo às crianças em situação de risco. Estes esforços, depois de amplamente discutidos, são colocados em votação em rede mundial, por crianças do mundo todo. O projeto vencedor recebe um prêmio em dinheiro para a ampliação de suas ações em seu país.

O Prêmio das Crianças do Mundo tem o objetivo de contribuir para um mundo mais humano, que respeita os direitos da criança. É o maior programa educacional mundial anual para crianças e adolescentes sobre direitos da criança, democracia, meio ambiente e amizade global.

Mais de 60.000  escolas, com 30 milhões de alunos em 113 países são filiadas ao Prêmio das Crianças do Mundo, como escolas Amigas Mundiais. As crianças participantes adquirem esperança no futuro e a oportunidade de exigir que seus direitos sejam respeitados. Na Votação Mundial anual, as crianças decidem quem que receberá seu prestigioso prêmio por suas contribuições extraordinárias em prol dos direitos da criança, o Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança. Na maior votação até aqui, 7,1 milhões de crianças votaram.

Os alunos do Colégio Gênese participam desse projeto há muitos anos e a vibração e empolgação com o mesmo continua crescendo. Aliado ao projeto pedagógico da escola e trabalhando de forma multidisciplinar, nossos alunos se envolvem com a realidade de crianças em situação de risco pelo mundo e desenvolvem seu senso crítico e ético saindo de uma zona de conforto e  discutindo, a partir do projeto mundial, a nossa própria realidade.

Depoimento dos alunos da 3a série do Médio no blog Presença Jovem - 2012 

No Colégio Gênese participamos, todos os anos, desse importante movimento. Trabalhar com o prêmio nos proporciona reconhecer o Outro, dentro de contexto social e cultural diferentes do nosso. Nos permite, também, sairmos da zona de conforto de nossa realidade. Ao estudarmos os candidatos e suas lutas, percebemos que muitas coisas podem ser reconhecidas em nossa realidade cultural. Crianças em situações de risco existem, muitas vezes, tão perto e não percebemos. O projeto é trabalhado com todas as turmas do colégio, respeitando sua maturidade e conhecimento, buscando desenvolver o sentido de agente histórico e social de cada um. Nos envolvemos em discussões e conversas desde o mês de março e culminamos com a votação em maio.vOs alunos do Terceiro Ano trabalham o projeto de uma forma bem lúdica com os alunos do fundamental I. Buscam, através de jogos e brincadeiras, mostrar o objetivo principal do Prêmio das Crianças do Mundo: o respeito aos direitos de todas as crianças. Mostram também, que há pessoas, em diferentes culturas, que lutam pelas crianças e trabalhem a construção de um mundo melhor para todos.

Educação Financeira

Este projeto tem como finalidade educar financeiramente os alunos, preparando-se para a adoção precoce de um planejamento e controle financeiro, conscientizando-os sobre os benefícios desta postura, ainda na infância.

Desafio Bovespa

Competição na Bolsa de Valores de São Paulo que possibilita ao aluno do ensino do Ensino Médio a ampliação do seu conhecimentosobre o mercado financeiro e a conscientização sobre atitudes que visem à realização de projetos futuros, por meio do planejamento financeiro.

Educação de Trânsito

O projeto Por um Trânsito Melhor tem como meta aliar o concurso educacional da CET aos objetivos de séries, incentivando ações que tornem os alunos indivíduos críticos, argumentativos e agentes de suas próprias histórias, por meio da adição de atitudes responsáveis no cotidiano, difundindo ideias sobre a educação e segurança no transito.

Eleições

Este projeto tem por finalidade desenvolver no aluno noções de ética e cidadania, de consciência de seu papel na sociedade e de compreensão sobre a importância do voto como projeção do futuro que se deseja.

Conviver em paz

Este projeto busca fortalecer e disseminar a cultura de paz, entendida como um modo de pensar e agir que rejeita a violência e valoriza a diversidade, o diálogo, a negociação e a mediação como estratégias para a resolução dos conflitos.