Projetos de Leitura

A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacida de de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.

Expoliteratura

A Expoliteratura reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos pelos alunos. Na educação infantil, a leitura da obra adotada é lida e reconstruída a partir da exploração de técnicas artísticas variadas, constituindo um novo material de leitura, desta vez com autoria do aluno.

Projetos de Estímulo à Leitura

Projeto Lê Pra Mim

Este projeto propicia, através de uma biblioteca circulante, o empréstimo semanal de livros, onde as famílias são sensibilizadas a ler para as crianças que ainda não são leitoras. Dentro deste projeto, incentivamos os pais a formarem uma pequena biblioteca infantil para seus filhos.

Contação de histórias

Semanalmente, os alunos do infantil dirigem-se à sala de leitura para ouvir deliciosas histórias dos mais diversos autores e sobre os mais variados assuntos. Fadas, duendes, reis, animais fantásticos inundam o imaginário infantil, proporcionando a ampliação da imaginação, criatividade e atenção. Além de um momento de intenso prazer, as histórias contadas tratam de situações cotidianas pelas quais as próprias crianças passam, possibilitando reflexão e compreensão das experiências vividas e auxiliando na construção da autoestima e da cidadania.

Projeto Fábulas

Complementando as atividades de alfabetização do infantil III, os alunos, um a um, levam para casa uma pasta contendo um livro com uma coletânea de fábulas e inúmeros materiais para a confecção de um trabalho artístico a partir da fábula lida em família. Com o retorno deste material à escola, o aluno tem a tarefa de contar aos demais sobre a fábula lida, apoiando-se na gravura realizada para a complementação da história. Neste trabalho, desenvolve-se a compreensão do texto, a linguagem oral e o entrosamento familiar na construção de uma tarefa.