Robótica - Via Maker (Lego)

Crianças entre 6 e 10 anos intensificam o convívio social e buscam independência. Nesta fase, a criança já está inserida no cotidiano escolar. Com isso, adquire conquistas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e à sociabilização, pois percebe que o mundo é composto por outras pessoas.

A visão sobre o mundo que a rodeia já não é mais mágica e fantasiosa, pois seu pensamento é mais lógico. Sua personalidade faz com que busque grupos de convívio pela afinidade. A criança, aqui, já pensa de forma mais crítica e busca a independência mais racionalmente.

Temas interdisciplinares

Além de permitir uma abordagem integral do desenvolvimento do aluno, o material é baseado nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A Coleção Via Maker (Lego) é composta por 4 fascículos do aluno, divididos em oito temas interdisciplinares por ano. Nele, são trabalhadas seções que contemplam obras de arte, desafios e enigmas, histórias em quadrinhos, tecnologias, curiosidades, montagens, situações-problemas, entre outras. Além do material do aluno, são oferecidos manuais de montagens, nos quais se indica passo a passo a montagem que deve ser realizada na aula.

Os kits LEGO e o trabalho com os fascículos proporcionam aos alunos o prazer de aprender fazendo.

Os kits LEGO Education Ciência e Tecnologia na Infância (9656 ou 9654), Mecanismos simples e motorizados (9632) e os kits de motor e suporte de pilhas (9628) são ideais para o Ensino Fundamental. Eles permitem que o aluno exercite suas habilidades motoras, explorando conceitos tecnológicos por meio da criatividade e do raciocínio lógico e permitem que a criança construa diversas montagens integradas ao conteúdo de cada aula. Utilizando brincadeiras, o Programa apresenta o universo da ciência e da tecnologia às crianças, além de ampliar o conhecimento de assuntos interdisciplinares.